quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A copinha

Muitas equipes do futebol brasileiro e sul-americano desprezaram a Copa Sul-Americana. A explicação para o descaso era sempre a mesma: “é uma competição que não leva a nada. O importante é a Libertadores.”

Pois agora pasmem os secadores. A competição em que o Grêmio foi eliminado pelo Internacional, mais uma vez, vai levar à Copa Libertadores da América 2009. Vale lembrar que o tricolor escalou time reserva na competição.

A Comebol deve anunciar, no próximo dia 25, que a Copinha, desprezada pelos clubes, vai ser um atalho para a Libertadores. Não acreditou? Então ta lá, na Zero Hora de hoje:

Sul-Americana vira caminho à Libertadores

Os patrocinadores da Sul-Americana pediram e foram atendidos: no dia 25 deste mês, a Conmebol anunciará que este torneio já é passagem para a Libertadores da América. O vencedor deste ano disputará com a LDU, do Equador, atual campeã da Libertadores, uma vaga para a edição 2009 da principal competição da América do Sul.

De onde saiu esta vaga? Simples. O vencedor da Libertadores da América não terá mais vaga assegurada para a edição do ano seguinte. Terá que disputá-la em uma repescagem com o campeão da Sul-Americana. Se a LDU ganhar esta disputa e também tiver classificação assegurada através do campeonato equatoriano, abrirá espaço para outro clube do Equador, país que tem direito a três vagas na Libertadores.

Como o novo critério já está valendo na Sul-Americana desta temporada, o Inter, que enfrenta o Chivas na semifinal, é um dos candidatos a se beneficiar da alteração. Fica aberta, também, a possibilidade de o Rio Grande do Sul contar com dois representantes na Libertadores, como ocorreu em 2007.

A decisão da Conmebol é uma resposta ao pouco caso que algumas equipes fizeram da Sul-Americana deste ano. Clubes como São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Atlético-PR optaram por escalar reservas. Com o objetivo de valorizar a Sul-Americana, a Conmebol e os patrocinadores decidiram abrir ao campeão a perspectiva de participar da Libertadores.

Um comentário:

Gabi disse...

eu quero ver o que eles vão dizer agora!