segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Avaliação de curso?

O exame do Enade, aplicado neste domingo, para avaliar a qualidade dos cursos universitários no Brasil foi, no mínimo, inusitado. Esperava encontrar uma prova com cerca de 50 questões. Com um conteúdo que avaliasse a qualidade de meu curso. Contudo, não foi o que encontrei.

Antes de continuar, porém, é bom relembrar alguns acontecimentos. Dois anos atrás, por motivos de força maior, não realizei o exame avaliativo do Enade. Em função disto, fui convocado para realizar novamente esse ano. Como eu, outros estudantes com situação irregular também foram convidados a comparecer.

Mas voltando aos preparativos da prova. Entrei na sala faltando 15 minutos para o início. Para minha surpresa, a prova tinha apenas dez questões para responder. Para piorar as coisas, não podia sair da sala antes das 14h30min. Ou seja, teria que ficar no mínimo uma hora e trinta minutos para responder a apenas dez questões.

Ora, por mais que não tenha comparecido ao exame do Enade dois anos atrás, é no mínimo um descritério do MEC convocar novamente os alunos para uma prova de conhecimentos gerais e com apenas dez questões.

Como vão avaliar o que aprendemos nas noites de universidade, freqüentando o curso de Jornalismo ou seja lá qual curso for? É incrível que tenha perdido a tarde de domingo para realizar uma prova que deveria avaliar a qualidade do meu curso e, no entanto, não cumpre seu objetivo.

Gostaria de saber como o MEC vai saber o que aprendo na faculdade. Talvez eles tenham algum método supermoderno, que analisa as minhas respostas às perguntas de matemática e as converta em aprendizagem de jornalismo.

Sem contar que uma prova de avaliação do curso de Jornalismo sem uma redação não é prova, é exercício. Incrível isso.

2 comentários:

Carla P.S. disse...

Bah Peter, eu compartilho da tua indignação..Acho o Enade incompleto e injusto, assim como o vestibular (e eu também sou uma das contempladas..).
Adorei tb o teu texto anterior, tá com ares de jornalista hein?! Que bonitinho!
Beijos.

Alexandre disse...

Não concordo.

Fiz a prova em 2007 e não sei como ela estava este ano, mas considerei uma prova extremamente completa (consistia uma 1º parte de conhecimentos gerais e a 2º de específicos/ que era opcional para ingressantes).

Suponho que tenha feito a prova como ingressante: A avaliação do CURSO terá q ser feita com quem está concluindo.
O ingressante apenas faz a avaliação p/ ver o perfil e a evolução dos alunos durante o curso.


P.s: O tempo p/ realização da prova acho adequado, apenas penso que ele (ENADE) é limitado por ser realizado com apenas uma parcela dos alunos, mas é uma avaliação MUITO válida e importante p/ o RECONHECIMENTO e VALORIZAÇÃO dos cursos e da Universidade