terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Vida de personagem retrata o mundo do vídeo-game


Recém-formado no Curso de Realização Audiovisual (CRAV) da Unisinos, Alexandre Linck conversou com a redação do Portal 3 sobre seu primeiro trabalho de animação. Vida de Personagem é resultado de um processo que durou cerca de dez meses. O 3D tem 7min29s e conta a história de Roberto, um alienígena muito louco que faz parte de um jogo de vídeo-game. Foi desenvolvido como parte integrante do final do curso.

O curta foi apresentado recentemente na Mostra Santander Cultural. Linck ressalta o fato de a exibição de Vida de Personagem ter ocorrido no mesmo semestre em que se formou. “Geralmente as animações produzidas só entram nas mostras no semestre posterior à formatura”, afirma.

O processo de construção foi complexo. Linck utilizou a técnica de animação clássica. Abordou diversos recursos no roteiro, como música, narrativa e arte, tornando a animação o “mais profissional possível”. Os movimentos de Roberto receberam um cuidado especial para que o personagem ficasse com o que chama de “expressão”.

Para Linck, a receptividade do público foi imediata. As pessoas compreenderam a ideia de que o personagem estava fazendo coisas que não queria. Simulando um jogo, sua intenção era que o espectador passivo pudesse se tornar ativo. “Nos jogos, o personagem é programado pra fazer o que está pré-determinado. Ele não tem o direito de escolher, não tem vontade própria. Ao produzir a animação, quis utilizar deste conceito”.

Para o futuro, Linck pensa em participar de festivais, inscrevendo-se no Anima Mundi
e no Granimado. Além disso, deseja seguir atuando no meio da animação participando de criações e trabalhos freelancer.

Disciplina foi a principal palavra utilizada por Linck durante a conversa com o Portal3. Para ele, o aluno precisa ter a noção de que para fazer animação é preciso se dedicar, planejar a longo prazo. O roteiro do filme já estava pronto no início de 2008. A folga no calendário possibilitou que correções de texto fossem feitas em tempo hábil para a entrega do trabalho. “Abri mão de fazer a produção do filme de vídeo para me dedicar melhor ao projeto. Creio que foi uma decisão acertada”.

Ficha técnica
Vida de personagem
Direção, animação e roteiro: Alexandre Linck
Produção: Thiago Köche e Anna Carolina
Som: Karine Rocha e Lucas de Oliveira
Música: Daniel de Bem e Lauro Pecktor
Montagem: Rafael Fanton Onzi
Dublagem: Davi Rolim

Nenhum comentário: