domingo, 11 de janeiro de 2009

Jornalistas entram em greve na França

As reformas implantadas pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, estão gerando um grande descontentamento no país. A nova legislação retira a publicidade de cinco emissoras do grupo France Télévision e dá ao Chefe de Estado o poder de nomear o diretor-presidente das agremiações.

A medida revoltou oposição e sindicato dos jornalistas, que denunciam uma manobra de Sarkozy para controlar a imprensa e beneficiar grupos privados. Nesta quarta-feira, 7, jornalistas franceses entraram em greve, revoltados com a nova lei.

Entenda o caso:

A reformulação do financiamento das TVs públicas na França foi aprovada após 11 meses de debates, greves e troca de acusações, no final de 2008 pela Assembléia Nacional. Foram 293 votos a favor contra 242. Com a homologação da Lei, os cinco canais de TV - France 2, France 3, France 4, France 5 e France Ô - não poderão mais exibir comerciais das 20h às 6h. A partir de 2011, a restrição será total.

Agora o governo Sarkozy é responsável por 100% do financiamento. As receitas que eram provenientes dos comerciais, equivalente a um terço do orçamento, serão substituídas por novos impostos sobre os canais privados e provedores de internet.

Nenhum comentário: