quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ensaio sobre prosa e poética


Semana passada eu participei de uma oficina de texto no Santander Cultural. Os encontros, realizados de terça a quinta-feira, tinham como proposta a elaboração de contos, baseados em lendas locais de Porto Alegre, bem como narrativas escritas por Gilberto Freyre, escritor homenageado pelo Santander Cultural.

Lembro que a primeira coisa que ouvi quando disse que iria fazer a oficina, direcionada aos jovens entre 15 e 18 anos, foi de que eu não aprenderia nada lá. Afinal, já passei faz algum tempo desta idade. Contudo, não foi o que ocorreu.

Para minha surpresa, a oficina não foi bem como eu pensava. O poeta Ronald, ministrante do curso, voltou seus olhares mais para seu chão, a poesia, fugindo da temática proposta. Foi com pesar que eu vi no primeiro dia tal mudança. Afinal, não sou uma pessoa que costuma ler muito poesia, apesar de gostar.

Mas com o decorrer das horas e dos ensinamentos, percebi que não foi ruim a escolha dele. Ao contrário. Foi ótima. Aprendi inúmeras coisas sobre prosa e poética que eu nem sonhava em conhecer.

Vejo com grandes olhos a oficina promovida pelo Santander Cultural. Confesso que sempre tive grandes dificuldades para escrever poesia. Nunca pensei que pudesse ter algum talento para tal gênero. Além disso, nunca li muito sobre o estilo. A oficina mostrou-me dotes bem interessantes. E quem diria, o Pedro também sabe fazer poesia. Foi somente um ensaio, mas uma idéia de que, com algumas leituras e um pouco de criatividade, também consigo escrever estro. Foi a descoberta de um dom que eu nem imaginava que tinha: fazer poesia. É, quem diria...

O ensaio foi feito com base na poesia de Gilberto Freyre, Senzala. Escolhi um trecho em especial. E, a partir dele, produzi meu próprio poema. Confira:

BAHIA
Bahia
Um dia voltarei com vagar ao teu seio brasileiro
Ao teu quente seio brasileiro
Julgando jamais ter deixado esta terra
Recordarei amores que não vivi
Lembrarei das mulatas que não beijei
Bahia
Um dia a esta terra voltarei
A bradar as belezas deste chão
Para em suas crenças me misturar
Sem deixar de padre por dentro ser
Mas recluso aos costumes locais
Ogum, Oxalá, Iemanjá
Bahia
Ogum, Oxalá, Iemanjá
É nas águas de suas praias
Que eu ei de me banhar
E em seus vagarosos coqueiros
Que uma rede ei de armar
Bahia
Ogum, Oxalá, Iemanjá

Um comentário:

Gabi disse...

sentir-se mulher...
necessário.

http://pirofagia.wordpress.com