domingo, 18 de janeiro de 2009

Estreia

O jornal o Boto deste sábado (17), saiu com uma novidade. A página três ganhou um novo espaço de opinião. E casualmente eu é que estou escrevendo. É uma nova experiência, passando dos textos opinativos do meio digital no Portal 3 para, voltar ao campo impresso.

Com o título em pauta, a coluna de opinião vai ser mais temática, com enfoque principal para a política. Será, com certeza um desafio escrevê-la. Vejo com um certo friozinho na barriga até. Mas também é uma oportunidade de mostrar minhas idéias e praticar as peripécias da profissão. Vamos ver como me saio com o passar dos dias.

Confira a primeira edição da coluna:

Novos tempos
A partir desta semana passo a ocupar a página 3 do jornal O Boto com uma coluna de opinião. Serão tratados assuntos em pauta ao longo da semana sobre cultura, política e esporte. O enfoque principal é o litoral gaúcho, sem deixar de abordar fatos ocorridos a nível estadual e nacional.

Pensei em inúmeros temas para meu primeiro texto. Desde a Operação Verão até a posse dos novos prefeitos. Ao invés disso, resolvi iniciar falando de um assunto que andava meio esquecido em Imbé: o turismo. O ano de 2008 foi marcado por poucos eventos realizados pela Setur. Não bastasse, foi triste ver a beira-mar esquecida no réveillon 2009. Além da ausência de shows ou queima de fogos, as lâmpadas que iluminam o calçadão estavam apagadas. É uma pena que a troca de governos tenha impedido a realização de um belo evento. Para as milhares de pessoas que foram à orla esperançosas em ver alguma atração, além é claro de pular as tradicionais sete ondinhas, restou assistir os fogos ao longe, que iluminavam o céu de Tramandaí na chegada do novo ano.

Darcy elegeu-se prefeito com a promessa de investir no turismo. Uma semana após sua posse, a prefeitura promoveu seu primeiro evento: a Abertura do Verão 2008. Realizada na última sexta-feira, 10, com a banda Bonde do Forró, o evento contou com um grande público. A espera é que mais atividades ocorram ao longo da temporada.

Uma das propostas para o Turismo de Imbé é prolongar o veraneio, trazendo os turistas para cá fora depois de fevereiro. É o já batizado “Verão de Março”. Só nos resta aguardar o que vem por aí. E claro, esperar que seja criado o tão esperado calendário de eventos anual, com atrações e festividades durante o ano todo.

Feira do Livro
Uma ótima opção para o final de semana é apreciar a 8ª Feira do Livro de Tramandaí, que inicia neste sábado. Milhares de títulos estarão a venda com preços promocionais. Sem contar nas inúmeras atrações culturais como teatro, sessão de autógrafos e shows musicais. A Patrona desta edição é a escritora Elma Sant’ana.

Parece mentira...
Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Imbé encontrou nada menos do que 6.030 exames engavetados, a espera de uma solução. Na fila há 2.700 cirurgias e consultas não agendadas, além de 3.330 exames não efetuados. A soma é referente ao período entre janeiro de 2005 e dezembro de 2008. A recém empossada titular da Pasta da Saúde, Nelsa Dias, afirma que está buscando uma solução para o caso.
Parece mentira, mas é incrível o cidadão ter que aguardar até três anos para a realização de um exame ou cirurgia. Bom seria se a doença também esperasse tanto tempo para avançar.

Lixeiras
Desde segunda-feira quem vai à beira-mar de Imbé já tem onde depositar o lixo. Numa parceria entre prefeitura e quiosqueiros, foram instaladas seis lixeiras no Calçadão. A falta de recipientes na orla trazia sujeira à beira-mar e prejuízo aos quiosques, pois as pessoas acabavam depositando a sujeira no chão.

Participe
Ajude a elaborar o em pauta da próxima semana. Envie críticas ou sugestões para o e-mail pedro_barbosa@terra.com.br.

Um comentário:

Carla P.S. disse...

Que legal Peter!!!
Parabéns em mais essa empreitada.. Mais um motivo pra ti assistir "Marley e eu", eles são jornalistas (os donos do Marley).
Beijos,
e um café, que bebo nesse momento.