sábado, 24 de janeiro de 2009

A América negra


A posse do 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama foi um marco mundial. Os Estados Unidos, mais do que dar boas-vindas ao novo presidente, o fez pela primeira vez para um negro. Obama é o símbolo da renovação, da esperança norte-americana e mundial. E com ela, que a crise econômica cesse.
Uma das frases ditas por ele no discurso de posse merece destaque: “o mundo mudou, e precisamos mudar com ele”. Mudanças. Parece que o planeta está passando por um processo de renovação de valores e questões étnicas e raciais que décadas atrás parecia inviável. Ontem foi a Yeda, que se tornou a primeira governadora do Estado do Rio Grande do Sul. Hoje é o Obama. E amanhã, quem sabe o Brasil não terá também seu primeiro presidente negro. São novos tempos que vem por aí.

A onda é preservar
Consciência não tem idade. Pensando nisso, o departamento do Meio Ambiente de Imbé, em parceria com a ONG Integração e Cultura, está desenvolvendo o Projeto Maresias “A Onda é Preservar”. A iniciativa visa conscientizar os frequentadores da orla sobre a importância de não sujar a praia. Ao todo 20 crianças de 9 a 12 anos participam do projeto. Eles distribuem material informativo aos turistas com orientações sobre o meio ambiente e o bom uso da faixa de praia.

Frota sucateada
A política tem coisas que não dá pra digerir. Entra governo, sai governo e é sempre a mesma coisa. A tão elogiada frota renovada de veículos de Imbé parece que ficou em 2008. O que a nova administração encontrou foi bem diferente do que se bradava aos sete cantos da cidade. Na última segunda (19), um engenheiro mecânico credenciado pelo Daer, acompanhado do secretário de Transportes e Trânsito, Nilton Brandalesi, fez uma vistoria da frota municipal. Pasmem! O que constatou é que pelo menos 13 carros foram considerados sucatas, devendo ser leiloados, deixando o depósito da prefeitura em breve.

Sem aumento
O prefeito Darcy enviou ofício à Câmara Municipal de Imbé pedindo a retirada do projeto que concedia aumento aos secretários municipais. A justificativa apresentada foi a delicada situação financeira vivida pelo Executivo. Um dos motivos para o cancelamento do aumento foi a descoberta de um saldo de dívida com a CEEE na ordem de R$ 5,5 milhões.
__________________
* Texto publicado na minha coluna de opinião desta semana no Jornal O Boto

Nenhum comentário: