terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Justiça sendo feita?


O juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal emitiu nesta terça-feira a sentença de prisão do banqueiro Daniel Dantas. Ele foi condenado pela Justiça Federal a 10 anos de prisão por corrupção ativa no processo sobre a tentativa de suborno a um delegado da Polícia Federal na Operação Satiagraha.

Os outros dois réus no processo, o ex-presidente da Brasil Telecom Humberto Braz, assessor de Dantas, e o professor universitário Hugo Chicaroni também foram condenados à prisão. Mas eles poderão recorrer da sentença em liberdade, já que o juiz não determinou a prisão.

O advogado de Dantas criticou exageradamente o juiz Fausto, alegando que o mesmo não poderia ter julgado o réu. Outro argumento utilizado é que o juiz desconsiderou ilegalidades na operação, como o uso da ABIN.

Impasse à parte parece que finalmente um pouco de justiça está sendo feita no Brasil. Talvez estejamos chegando à um novo período. Uma nova época. No mundo globalizado de hoje onde, os Estados Unidos acabam de eleger o primeiro presidente negro de sua história, o Brasil acaba de dar um passo importante: rico também vai para a cadeia. Se Dantas vai realmente ficar atrás das grades, só o tempo dirá. Mas só a condenação já representa um avanço na justiça tão desacreditada do país.

Um comentário:

Gabi disse...

eu tenho certeza de que uma nova era se aproxima.