terça-feira, 21 de outubro de 2008

Tudo é uma questão de ponte de vista (2)


Recebi um e-mail da Manú com mais uma pérola sobre a arte do jornalismo. Eis que agora no meio esportivo. É o retrato do um ataque de um cão a duas crianças após um jogo de futebol em Porto Alegre.

O jornalismo é uma arte. E deve ser tratada como qual. O repórter que faz a cobertura de determinado fato deve fazer valer o que realmente viu. E não a informação conforme suas intenções, de forma manipulada. Não é porque seu time acaba de perder, que ele deve ser tendencioso. Eis mais um grande exemplo de jornalismo marrom.
Segue:

Dois menininhos estavam saindo de um estádio de futebol em Porto Alegre, quando um deles é atacado por um Rottweiler feroz. O outro menino imediatamente pega um pedaço de pau e dá na cabeça do cachorro, fazendo com que o cão caia morto e o amiguinho fique apenas com alguns arranhões.

Ao ver a cena, um repórter que passava pelo local correu para ser o primeiro a cobrir a estória fantástica, e começa a escrever em seu caderninho:
'Jovem Gremista Salva Amigo de Animal Feroz.'
- Mas eu não sou Gremista, disse o menino.
- Me desculpe, apenas presumi que fosse, já que estamos na saída do Olímpico e você está com a cara tão feliz.

E o repórter então se corrige:'Bravo Pequeno Juventudista Evita Tragédia com Amigo'.

-Mas eu também não sou Juventudista, disse o menino novamente.- Desculpe novamente, apenas presumi que, como estamos no Rio Grande do Sul e você não é Gremista, deveria ser Juventudista. Mas afinal, pra que time você torce?
- Sou torcedor do Inter.

E o repórter volta a escrever em seu caderninho:
'Delinqüente Colorado Assassina Brutalmente Adorável Animal Doméstico'.

Nenhum comentário: