sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O presente


O ano era 2003. O mês, maio. Ia comprar algo para uma pessoa especial. Ainda em casa, pensei milhares de coisas. Desde uma rosa, até um colar de esmeraldas cristalinas. Mas é claro que não tinha dinheiro para tal aquisição. Aliás, ainda não tenho. Resignei-me a procurar algo mais clichê. Uma coisa que fosse guardada por alguns segundos. Ou quem sabe até por muitos anos.

Decidi comprar um livro. Mas qual escolheria? Na livraria havia milhares de títulos. De física a biologia, cada qual com sua singularidade. De Miguel de Cervantes a Saramago. De Martha Medeiros a Paulo Coelho. Procurei, procurei. De tanto olhar, até senti dor nos olhos.

Mas eis que surgiu em minha frente a seção de Filosofia. Estava decidido. Minhas pernas me levaram ao final da estante. E lá estava ela, a coleção aristotélica. Agora só faltava escolher o título. Não foi uma escolha fácil. Afinal, havia tantas opções. Depois de olhar muitos títulos, resolvi levar o “De Anima”. Em português, o livro de Aristóteles é chamado de “Sobre a Alma”.

Alma! É isso que o Grêmio vai precisar nas rodadas que restam para o final do Brasileirão se quiser ser campeão. Mais do que futebol bonito, a equipe tricolor terá que incorporar a tão falada “alma castelhana” se ainda quiser levantar a taça. Caso contrário, o São Paulo, que já empatou em número de pontos, é favoritaço ao título.

Enquanto isso, o meu colorado que não almeja mais nada neste Brasileirão, encara o São Paulo. Uma vitória do Inter é o presente que a torcida tricolor espera receber neste domingo, ajudando o Grêmio na busca ao título.

Contudo, como disse o Tinga numa entrevista ano passado quando, na última rodada, o Inter jogaria contra o Goiás e, com uma vitória, manteria o Timão na primeira divisão: “O time ganha quando o torcedor quer”. E agora, o que a torcida quer? Que o Inter vá com força máxima, vença o São Paulo no Morumbi e ajude o Grêmio? Ou que escale uma equipe mista, pensando no jogo da Bombonera na próxima quinta e perca o jogo? Será que o Grêmio vai receber um presente colorado neste domingo?

________________

*Este texto foi publicado na minha coluna de opinião no Portal 3 desta semana.

Um comentário:

Carla P.S. disse...

Brincando de David Coimbra?
Deu certo, parabéns.
Não sei se o grêmio ganhou ou não o presente colorado, porque não acompanho o mundo futebolístico de perto.. Mas filosofia é sempre bom, aceite um café. Hehe.
Beijos.