segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Eleições

O final de semana foi agitado. A corrida eleitoral corroborou para que tivesse pouco tempo para posts políticos no final de semana. Mas para não passar batido, deixo o sincero agradecimento às 258 pessoas que acreditaram na candidatura de meu pai, José Barbosa.

E principalmente, gostaria de agradecer as palavras de solidariedade dos companheiros de legenda que, mesmo com o pai tendo ficado de suplente, reconheceram a importância dele para o pleito. É através da união que se conquista uma vitória. Não somente com promessas, mas com propostas. A receptividade que encontrei ontem dos tucanos me surpreendeu. Coisa que em muitos anos de PMDB não tinha visto. É sinal de novos tempos. Achei muito bacana o gesto das pessoas vindo cumprimentar e salientando a luta e a importância das pessoas que, mesmo não tendo votado nele, lamentaram a perda e, acima de tudo, reconheceram seu trabalho e importância.

Para aqueles que bateram palmas quando ele deixou o PMDB dois anos atrás, rumo à um novo projeto no PSDB, lembro: aquele que dá é também aquele que tira. Parabéns Darcy pela esmagadora vitória, com 1410 votos de diferença.

Para não gastar maiores comentários sobre política, vou fazer do uso do toxto da minha amiga Carlinha, que teve a felicidade de nascer em um grande dia, o mesmo que o meu (6 de outubro), mas odeia política. Mas mal sabe ela que a Cafeteria é o lugar onde mais se faz política. É na cafeteria que traçamos os grandes debates, as principais conjecturas. Mas sabe ela que, em seu texto odioso à política, fez nada menos que, política.

Segue:

"Meu verso calado"

As eleições acabam domingo!!!
Eu não sou mesária dessa vez!!!
E é isso o que eu tenho pra falar. Odeio política, que fique claro.

Odeio tanto que vou dizer o que eu penso dela: a política é a forma mais desonesta e hipócrita que os humanos bolaram de tentar dominar cargos. É como se fossem pequenos líderes de chapa estudantil que prometem um show da Madonna no ginásio e, quando ganham, apenas tiram onda da popularidade e o ginásio continua abandonado e com papéis de 7 belo's no chão.

É o homem-barbado e a mulher-madura fazendo papéis de atores na tv, contratando idiotas pra gritar musiquinhas altamente irritantes na rua - e atrapalhar as caminhadas do parcão, por exemplo -, sujar a cidade com folhetos estupradores de opinião, e atrapalhar o bom andamento do rádio e da televisão. É o circo dos horrores, os erros crassos, o descaso social; tudo isso na sua forma mais descarada. Eleitores fingem que enganam, o povo finge que acredita, vota em qualquer um e depois vai pra casa pra, na semana seguinte, reclamar da política e do descaso social.

Uma babaquice total, sem limites, sem padrão.Como eu acho que deveria mudar? Sempre fui a favor da "escola de políticos". Uma espécie de faculdade de administração com termos econômicos, linguísticos, políticos, geográficos, históricos, etc. Nisso, pra cooomeçar, se tu quisesse se candidatar tinha, no mínimo, que ter feito essa faculdade. Não é porque tu é médico, gari ou cineastra que entende de política.

Segundo que eu acho que os políticos tinham que ser analisados (em caso de "mensalão", por exemplo) por membros de universidade e/ou cabeças pensantes, a classe favorecida intelectualmente. Sorteados aleatoriamente, os membros dessa equipe estudariam o caso do "ladrão". A coisa mais corrupta que existe no planeta são os próprios políticos se apoiando pra roubar mais.

Terceiro..Brasileiro tinha que ter garra de Argentino.Falem o que quiserem, aquele povo tá até hoje pedindo as Malvinas nas reuniões da ONU, e batem panela quando precisam.Aqui, pra tudo tem um "jeitinho". É só novela e futebol. Pra puta que pariu todo mundo..Lembram da política do "pão e circo" ? Lembram dos gladiadores sendo lacerados por leões pra poder entreter a visão obscurecida do povo??? Aqui é pior, porque temos algumas centenas de anos a mais de cultura e informação. Eu odeio política, fato.


Um comentário:

Carla P.S. disse...

Opaaaaaa!! Que honra!! Textinho meu no blog do meu caríssimo Peter! hehehe..Ainda mais nesse dia de gente ilustre, de formadores de opinião, né!? hehehe.. Tá mais do que na hora de eu te linkar lá na cafeteria..Obrigada por fazer das minhas, tuas palavras (de alguma forma que seja), e parabéns pela campanha do pai e suas centenas de votos.. Tenha um ótimo dia, ainda que no meio dele. Beijão!