quinta-feira, 28 de maio de 2009

Um encontro de gigantes

Uma entrevista histórica. Assim podemos começar a definir Frost/Nixon. A adaptação retrata o duelo entre o apresentador de TV britânico David Frost e um dos mais importantes ex-presidentes da história dos EUA, Richard Nixon. O interessante é que Nixon receberia US$ 600 mil para realizar esta que seria a primeira entrevista após a renúncia e o caso Watergate. Detalhe: sem regras. Frost poderia perguntar o que quisesse. A única coisa que ficou pré-estabelecida foram as temáticas e o respectivo espaço que teriam.

Frost/Nixon teve duas vertentes. De um lado, o orador Richard Nixon, acostumado com a manipulação das entrevistas. De outro Frost, pouco habituado aos malabarismos políticos, mas um exímio apresentador. Com certeza, um encontro de gigantes da mídia e da política. Nos primeiros dias, Nixon não deu chance para Frost. Desvirtuou todas as perguntas com uma longa resposta. Frost percebia isto. Aos poucos o apresentador foi tentando ganhar terreno, mas Nixon habilmente o contrapunha. Foi somente aos 47 do segundo tempo que Frost conseguiu vencer Nixon e o fez confessar diante das câmeras toda a podridão do polêmico caso Watergate.

De saldo, fica o exemplo para todo o jornalista sobre a forma obstinada com que Frost, vendo a queda eminente, se enfiou de cabeça no assunto. O curioso é que foi somente após um telefonema de Nixon, altas horas da noite, que ele percebeu quem era seu adversário. Era David contra Golias. Frost tinha de estar preparado. E foi o que ele fez. Analisou cada centímetro de matéria, minuto de áudio. Revirou e encontrou detalhes que estavam à disposição de todos, mas que ninguém havia percebido. Foi neste momento que Frost virou o jogo que culminou na imagem que o mundo inteiro viu: a face funesta de Nixon, rememorando seus fantasmas interiores.

2 comentários:

Carla P.S. disse...

Uau.. Fiquei com ares de "tenho que ler mais sobre o caso Watergate".
Por hora, deixo um capuccino, já que esfriou. Beijos.

Carla P.S. disse...

Obs: presentinho pra ti na Cafeteria.Não, ainda não é o cardápio...hahaha