domingo, 21 de junho de 2009

Em busca de aventura

Desbravar o mundo é o sonho de muitos jovens. Seja ir à praia no final de semana ou passar um verão na Europa. Os mochileiros de plantão sempre estão dispostos a sair de casa com somente uma ideia na cabeça: aventura. Mas nem tudo são flores na busca pela tão sonhada viagem. É preciso planejar com cuidado para não acabar frustrado ou em apuros.

A jornalista e estudante de Geografia Fernanda Kist Pugliero, 22 anos, está há quatro meses em Portugal. Viu num edital de vaga na Universidade de Porto a oportunidade para unir duas paixões: estudar e viajar. Fernanda sonha em conhecer a Europa desde os 12 anos. Para ela, foi a oportunidade perfeita no momento oportuno. Mesmo assim lembra que é preciso se preparar bem antes de embarcar. Para Fernanda é preciso conhecer sobre o lugar que deseja ir e a sua cultura. “É triste ver brasileiro que não fala inglês e não tem noções de cultura geral e história. A vida de intercambista corre numa velocidade maior do que a vida real. É um turbilhão de informações para absorver e é preciso fazer isso rapidamente. Por isso, estude antes de sair da bolha”.

Os especialistas no assunto costumam estimar em seis meses o tempo ideal para se preparar para uma viagem ao exterior. Neste período, os aventureiros devem fazer uma pesquisa de preços. Alemão, espanhol, francês, italiano, inglês ou mandarim. Seja qual for a língua escolhida, os cursos em cidades menores podem facilitar o aprendizado e o bolso. Optar por acomodações próximas aos metrôs ou aos estabelecimentos de ensino ajuda a reduzir custos. Para estudantes, há opções de albergues, ca6mpus universitário, casas de família ou residências estudantis. O passaporte é outro tema importante, devendo ser visto com antecedência para evitar imprevistos de última hora.

Passagem comprada. Viagem marcada e planejada, agora é aventurar-se pelo mundo. Uma vez em solo desconhecido, todo aventureiro deve estar preparado para os imprevistos. Nunca se sabe quando alguma coisa pode acontecer. A estudante de Medicina Carla Papandreus da Silveira, 22 anos, passou uma semana em Nova Iorque. A tão sonhada aventura tomou ares de tragédia no princípio. “Minha bagagem foi extraviada no aeroporto. Até encontrá-la fiquei apenas com a roupa do corpo. Tive que comprar roupas novas. Mas felizmente conseguiram encontrar minha mala.”

Mesmo com os contratempos iniciais, Carla conseguiu fazer um belo roteiro pela cidade. “Conheci a Empire State Building, passeei no navio que perpassa a Estátua da Liberdade, fui num musical do Fantasma da Ópera e conheci o Central Park. Com certeza uma viagem maravilhosa.”

Nenhum comentário: