skip to main |
skip to sidebar
Investimentos em meio à crise
Depois de passar os primeiros dois anos de governo com investimento zero, a fim de promover o ajuste fiscal necessário para zerar o déficit do Estado, a governadora Yeda Crusius começou a apresentar a cartilha de investimentos. Durante a abertura do Tá na Mesa do ano de 2009, no Palácio do Comércio, realizado na quarta-feira (11), a governadora divulgou as estratégias dos 26 meses de governo, marcados por mudanças estruturais na máquina do Estado. "Zerar o déficit foi condição para o Rio Grande do Sul obter um padrão necessário de desenvolvimento sustentado e continuado, com inserção internacional", afirmou.
Com o déficit zerado, o Estado vai sofrer menos com a crise econômica mundial. Além de estar com as contas públicas em dia, o governo pretende investir este ano R$ 3,24 bilhões. A ideia, com os investimentos, é incentivar a criação de 80 mil empregos em 2009.
Ao pagar suas dívidas, o Estado transformou cobradores em parceiros. O ministro dos Transportes, Obras Públicas e Manejo da Água da Holanda, Camiel Eurlings, que visitou o RS, há poucos dias, disse que o Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do Brasil para receber investimentos de seu país. Do Banco Mundial (Bird), o governo gaúcho obteve, em 2008, financiamento de US$ 1,1 bilhão para reestruturação da dívida pública. O reflexo desta nova fase que passa o governo Yeda já pode ser sentido na prática. Recentemente a governadora anunciou a entrega de 18 viaturas para equipar a polícia no Litoral. Imbé recebeu um veículo, que será utilizado pela Brigada Militar. Outro ato foi a entrega do projeto da Rede de Esgoto Cloacal para a cidade.
Calendário de eventos
O saldo da Temporada Verão 2009 foi positivo em Imbé. Diversos shows agitaram a orla. O Imbé Folia, promovido pela prefeitura em parceria com o SBT foi a alegria dos foliões. Milhares de pessoas pularam nas quatro noites de Carnaval. Foi um elogiável trabalho do Secretário de Turismo e Desporto, Fabrício Rebechi.
Passado o frisson carnavalesco, a praia ‘volta a ser nossa’, como diz aquele ditado. Com o fim da Temporada, as ruas tornam a ficar tranquilas e as filas de espera no supermercado terminam. Mas o início da baixa temporada não é sinônimo de esquecimento. A promessa do Turismo é manter Imbé com uma intensa programação de inverno. E para tal, é preciso que se implante o tão falado “Calendário de Eventos”. Mas não só a realização de shows. É preciso promover feiras, eventos e atrações culturais, bem como esportivas. Somente assim é que conseguiremos atrair os turistas na baixa temporada.
Por enquanto o que se sabe é que o Turismo está preparando uma grande edição da Festa da Anchova. Apesar de não ter sido realizada em 2008, a festa tem tudo, pelo que se fala, para ser um sucesso.Agência do FGTAS/Sine em ImbéFoi confirmada nesta terça-feira (10), pela diretora técnica da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Erli Terezinha dos Santos, a instalação de uma agência FGTAS/Sine em Imbé. A proposta de cooperação técnica já havia sido feita no mês passado pelo prefeito Darcy Luciano Dias ao presidente da FGTAS, Ronaldo Nogueira de Oliveira.A nova agência vai ser um canal para a população encaminhar seguro-desemprego, bem como de auxiliar na qualificação profissional, intermediação de empregos, confecção de carteiras de trabalho e previdência social, do Procon e da Casa do Artesão.
________________
* Públicado no em pauta desta semana no Jornal O Boto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário