sábado, 14 de março de 2009

Investimentos em meio à crise


Depois de passar os primeiros dois anos de governo com investimento zero, a fim de promover o ajuste fiscal necessário para zerar o déficit do Estado, a governadora Yeda Crusius começou a apresentar a cartilha de investimentos. Durante a abertura do Tá na Mesa do ano de 2009, no Palácio do Comércio, realizado na quarta-feira (11), a governadora divulgou as estratégias dos 26 meses de governo, marcados por mudanças estruturais na máquina do Estado. "Zerar o déficit foi condição para o Rio Grande do Sul obter um padrão necessário de desenvolvimento sustentado e continuado, com inserção internacional", afirmou.

Com o déficit zerado, o Estado vai sofrer menos com a crise econômica mundial. Além de estar com as contas públicas em dia, o governo pretende investir este ano R$ 3,24 bilhões. A ideia, com os investimentos, é incentivar a criação de 80 mil empregos em 2009.


Ao pagar suas dívidas, o Estado transformou cobradores em parceiros. O ministro dos Transportes, Obras Públicas e Manejo da Água da Holanda, Camiel Eurlings, que visitou o RS, há poucos dias, disse que o Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do Brasil para receber investimentos de seu país. Do Banco Mundial (Bird), o governo gaúcho obteve, em 2008, financiamento de US$ 1,1 bilhão para reestruturação da dívida pública. O reflexo desta nova fase que passa o governo Yeda já pode ser sentido na prática. Recentemente a governadora anunciou a entrega de 18 viaturas para equipar a polícia no Litoral. Imbé recebeu um veículo, que será utilizado pela Brigada Militar. Outro ato foi a entrega do projeto da Rede de Esgoto Cloacal para a cidade.


Calendário de eventos

O saldo da Temporada Verão 2009 foi positivo em Imbé. Diversos shows agitaram a orla. O Imbé Folia, promovido pela prefeitura em parceria com o SBT foi a alegria dos foliões. Milhares de pessoas pularam nas quatro noites de Carnaval. Foi um elogiável trabalho do Secretário de Turismo e Desporto, Fabrício Rebechi.


Passado o frisson carnavalesco, a praia ‘volta a ser nossa’, como diz aquele ditado. Com o fim da Temporada, as ruas tornam a ficar tranquilas e as filas de espera no supermercado terminam. Mas o início da baixa temporada não é sinônimo de esquecimento. A promessa do Turismo é manter Imbé com uma intensa programação de inverno. E para tal, é preciso que se implante o tão falado “Calendário de Eventos”. Mas não só a realização de shows. É preciso promover feiras, eventos e atrações culturais, bem como esportivas. Somente assim é que conseguiremos atrair os turistas na baixa temporada.


Por enquanto o que se sabe é que o Turismo está preparando uma grande edição da Festa da Anchova. Apesar de não ter sido realizada em 2008, a festa tem tudo, pelo que se fala, para ser um sucesso.


Agência do FGTAS/Sine em Imbé
Foi confirmada nesta terça-feira (10), pela diretora técnica da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Erli Terezinha dos Santos, a instalação de uma agência FGTAS/Sine em Imbé. A proposta de cooperação técnica já havia sido feita no mês passado pelo prefeito Darcy Luciano Dias ao presidente da FGTAS, Ronaldo Nogueira de Oliveira.

A nova agência vai ser um canal para a população encaminhar seguro-desemprego, bem como de auxiliar na qualificação profissional, intermediação de empregos, confecção de carteiras de trabalho e previdência social, do Procon e da Casa do Artesão.
________________
* Públicado no em pauta desta semana no Jornal O Boto.

Nenhum comentário: