sexta-feira, 20 de março de 2009

Fim da linha

Elementos como areia, barrilha, calcário, bem como outros produtos passam por um importante processo químico, aquecidos a uma temperatura média de 1500ºC. Como resultado, obtém-se o que chamamos massa de vidro, que é reduzida à 900ºC e passa por uma máquina que produz a embalagem. Ao final deste processo, obtemos o copo de vidro, que utilizamos para, entre outras coisas, beber a tradicional cervejinha na birosca da esquina.

Um copo de vidro quebrado. Assim podemos começar a definir a história real contada por Bruno Barreto no filme Última Parada 174. A trama tem como palco o Rio de Janeiro. Em cena, duas histórias que se cruzam: a de Sandro e de Alessandro. Dois garotos suburbanos. Alessandro, um bebê retirado da mãe, então viciada em drogas, quando criança. O outro, Sandro, é filho de uma dona de bar. Aos dez anos, encontra a mãe morta na birosca, após um assalto. A cena que marca a tragédia é a de um copo que se quebra, quando o rapaz entra no bar.

As duas histórias se cruzam. Os dois viram garotos de rua. Passam a praticar pequenos delitos, pedir esmolas. O uso de drogas acaba sendo um fato comum na vida deles. E como conseqüência, ambos acabam na cadeia, onde se tornam amigos.

Última Parada 174 é o retrato de uma sociedade conturbada onde a lei, nem sempre é para todos. E as escolhas refletem diretamente no meio que vivemos. O desfecho acontece no ônibus da linha 174, que deu origem ao título do filme. Na vida real, o desfecho brutal acontece em junho de 2000 onde, Sandro assalta um ônibus e passa horas com reféns dentro do veículo. Transmitido em rede de TV nacional, o desfecho é tão previsível quanto insólito: a morte de Sandro, baleado pelos policiais cariocas.

No filme, Bruno Barreto retrata o lado humano do rapaz. Um garoto de origem humilde, vítima de uma sociedade discriminatória. Ele queria nada menos que atenção. Ser escutado. Ter uma oportunidade. E como sempre, mostra o outro lado da polícia, que atira primeiro, para depois perguntar. Se o copo de vidro não tivesse quebrado talvez Sandro tivesse tido uma vida diferente, com oportunidades.

Um comentário:

Carla P.S. disse...

Diz que todos temos uma "programação". Seria um caminho, mais ou menos árduo, que devemos passar para "calejar" nossa alma, para nos tornarmos pessoas mais nobres de qualidades e com mais fibra. Reencarnação, espiritismo, coisa e tal. Baita filme hein, vou querer ver!
Tô tomando um cafezinho aqui, repousando nas asas maternas! Aceite um, tá tri bom.
Beijão!