sábado, 28 de março de 2009

Enfoque em fase final de produção

Os estudantes de Jornalismo da Unisinos estão trabalhando a todo o vapor para dar os últimos retoques na edição 114 do Jornal Enfoque Vila Brás, que deve começar a circular na próxima semana. O periódico é produzido pelos alunos das disciplinas de Redação Experimental em Jornal e de Projeto Experimental em Fotografia. A coordenação fica por conta dos professores Demétrio de Azeredo Soster e Beatriz Sallet, respectivamente.

Com uma metodologia voltada ao jornalismo popular, o Enfoque é distribuído na Vila Brás, uma comunidade carente de São Leopoldo, próxima à Unisinos. As matérias são produzidas com moradores, que compartilham com os alunos suas vivencias pessoais.

O professor Demétrio entende que o Enfoque é um jornal popular com face digital. Para ele, o periódico atualmente é um meio de convergência, que transita entre o impresso e os meios digitais.

O exemplo desta multiplicidade acoplada ao jornalismo popular é o blog Enfoque Vila Brás
. A ferramenta é utilizada para discutir com os estudantes da disciplina a produção. No blog, é colocado tudo o que não vai para a edição impressa. É um local onde há um contato semanal entre professor e aluno.

Criado em 2008/2, o blog Enfoque Vila Brás ganhou um novo layout este ano. A responsável pela novidade é a estudante do 7º semestre de Jornalismo Márcia Lima, que também cursa a disciplina.

Amante de jornalismo online, Márcia confessa que não via com bons olhos a ideia de ter que fazer um jornal popular. Para ela, era um desafio a tarefa de produzir o impresso. Contudo, não foi o que aconteceu ao decorrer das aulas. A estudante descobriu no blog um viés para sua paixão. Prova disso é o novo layout, bem como o
Twitter do Enfoque, criado por ela. “No blog sempre tem o que publicar. Postamos avisos e matérias semanais, que acabam não sendo aproveitadas no jornal. A interação com os colegas é uma das facilidades do meio digital.”

Outra constatação que Márcia faz se refere ao campo que o Enfoque abre, uma vez disponibilizado na internet. A resposta vem de imediato, enquanto edita um vídeo para a nova parceria. “Fomos encontrados no Twitter
por alunos de uma Faculdade de Limeira, em São Paulo. Acabamos fazendo uma parceria com o pessoal do Missão Repórter, que vai acabar aproximando as universidades através do meio digital.”

Nenhum comentário: