sábado, 28 de março de 2009

Enfoque em fase final de produção

Os estudantes de Jornalismo da Unisinos estão trabalhando a todo o vapor para dar os últimos retoques na edição 114 do Jornal Enfoque Vila Brás, que deve começar a circular na próxima semana. O periódico é produzido pelos alunos das disciplinas de Redação Experimental em Jornal e de Projeto Experimental em Fotografia. A coordenação fica por conta dos professores Demétrio de Azeredo Soster e Beatriz Sallet, respectivamente.

Com uma metodologia voltada ao jornalismo popular, o Enfoque é distribuído na Vila Brás, uma comunidade carente de São Leopoldo, próxima à Unisinos. As matérias são produzidas com moradores, que compartilham com os alunos suas vivencias pessoais.

O professor Demétrio entende que o Enfoque é um jornal popular com face digital. Para ele, o periódico atualmente é um meio de convergência, que transita entre o impresso e os meios digitais.

O exemplo desta multiplicidade acoplada ao jornalismo popular é o blog Enfoque Vila Brás
. A ferramenta é utilizada para discutir com os estudantes da disciplina a produção. No blog, é colocado tudo o que não vai para a edição impressa. É um local onde há um contato semanal entre professor e aluno.

Criado em 2008/2, o blog Enfoque Vila Brás ganhou um novo layout este ano. A responsável pela novidade é a estudante do 7º semestre de Jornalismo Márcia Lima, que também cursa a disciplina.

Amante de jornalismo online, Márcia confessa que não via com bons olhos a ideia de ter que fazer um jornal popular. Para ela, era um desafio a tarefa de produzir o impresso. Contudo, não foi o que aconteceu ao decorrer das aulas. A estudante descobriu no blog um viés para sua paixão. Prova disso é o novo layout, bem como o
Twitter do Enfoque, criado por ela. “No blog sempre tem o que publicar. Postamos avisos e matérias semanais, que acabam não sendo aproveitadas no jornal. A interação com os colegas é uma das facilidades do meio digital.”

Outra constatação que Márcia faz se refere ao campo que o Enfoque abre, uma vez disponibilizado na internet. A resposta vem de imediato, enquanto edita um vídeo para a nova parceria. “Fomos encontrados no Twitter
por alunos de uma Faculdade de Limeira, em São Paulo. Acabamos fazendo uma parceria com o pessoal do Missão Repórter, que vai acabar aproximando as universidades através do meio digital.”

sexta-feira, 20 de março de 2009

Fim da linha

Elementos como areia, barrilha, calcário, bem como outros produtos passam por um importante processo químico, aquecidos a uma temperatura média de 1500ºC. Como resultado, obtém-se o que chamamos massa de vidro, que é reduzida à 900ºC e passa por uma máquina que produz a embalagem. Ao final deste processo, obtemos o copo de vidro, que utilizamos para, entre outras coisas, beber a tradicional cervejinha na birosca da esquina.

Um copo de vidro quebrado. Assim podemos começar a definir a história real contada por Bruno Barreto no filme Última Parada 174. A trama tem como palco o Rio de Janeiro. Em cena, duas histórias que se cruzam: a de Sandro e de Alessandro. Dois garotos suburbanos. Alessandro, um bebê retirado da mãe, então viciada em drogas, quando criança. O outro, Sandro, é filho de uma dona de bar. Aos dez anos, encontra a mãe morta na birosca, após um assalto. A cena que marca a tragédia é a de um copo que se quebra, quando o rapaz entra no bar.

As duas histórias se cruzam. Os dois viram garotos de rua. Passam a praticar pequenos delitos, pedir esmolas. O uso de drogas acaba sendo um fato comum na vida deles. E como conseqüência, ambos acabam na cadeia, onde se tornam amigos.

Última Parada 174 é o retrato de uma sociedade conturbada onde a lei, nem sempre é para todos. E as escolhas refletem diretamente no meio que vivemos. O desfecho acontece no ônibus da linha 174, que deu origem ao título do filme. Na vida real, o desfecho brutal acontece em junho de 2000 onde, Sandro assalta um ônibus e passa horas com reféns dentro do veículo. Transmitido em rede de TV nacional, o desfecho é tão previsível quanto insólito: a morte de Sandro, baleado pelos policiais cariocas.

No filme, Bruno Barreto retrata o lado humano do rapaz. Um garoto de origem humilde, vítima de uma sociedade discriminatória. Ele queria nada menos que atenção. Ser escutado. Ter uma oportunidade. E como sempre, mostra o outro lado da polícia, que atira primeiro, para depois perguntar. Se o copo de vidro não tivesse quebrado talvez Sandro tivesse tido uma vida diferente, com oportunidades.

sábado, 14 de março de 2009

Investimentos em meio à crise


Depois de passar os primeiros dois anos de governo com investimento zero, a fim de promover o ajuste fiscal necessário para zerar o déficit do Estado, a governadora Yeda Crusius começou a apresentar a cartilha de investimentos. Durante a abertura do Tá na Mesa do ano de 2009, no Palácio do Comércio, realizado na quarta-feira (11), a governadora divulgou as estratégias dos 26 meses de governo, marcados por mudanças estruturais na máquina do Estado. "Zerar o déficit foi condição para o Rio Grande do Sul obter um padrão necessário de desenvolvimento sustentado e continuado, com inserção internacional", afirmou.

Com o déficit zerado, o Estado vai sofrer menos com a crise econômica mundial. Além de estar com as contas públicas em dia, o governo pretende investir este ano R$ 3,24 bilhões. A ideia, com os investimentos, é incentivar a criação de 80 mil empregos em 2009.


Ao pagar suas dívidas, o Estado transformou cobradores em parceiros. O ministro dos Transportes, Obras Públicas e Manejo da Água da Holanda, Camiel Eurlings, que visitou o RS, há poucos dias, disse que o Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do Brasil para receber investimentos de seu país. Do Banco Mundial (Bird), o governo gaúcho obteve, em 2008, financiamento de US$ 1,1 bilhão para reestruturação da dívida pública. O reflexo desta nova fase que passa o governo Yeda já pode ser sentido na prática. Recentemente a governadora anunciou a entrega de 18 viaturas para equipar a polícia no Litoral. Imbé recebeu um veículo, que será utilizado pela Brigada Militar. Outro ato foi a entrega do projeto da Rede de Esgoto Cloacal para a cidade.


Calendário de eventos

O saldo da Temporada Verão 2009 foi positivo em Imbé. Diversos shows agitaram a orla. O Imbé Folia, promovido pela prefeitura em parceria com o SBT foi a alegria dos foliões. Milhares de pessoas pularam nas quatro noites de Carnaval. Foi um elogiável trabalho do Secretário de Turismo e Desporto, Fabrício Rebechi.


Passado o frisson carnavalesco, a praia ‘volta a ser nossa’, como diz aquele ditado. Com o fim da Temporada, as ruas tornam a ficar tranquilas e as filas de espera no supermercado terminam. Mas o início da baixa temporada não é sinônimo de esquecimento. A promessa do Turismo é manter Imbé com uma intensa programação de inverno. E para tal, é preciso que se implante o tão falado “Calendário de Eventos”. Mas não só a realização de shows. É preciso promover feiras, eventos e atrações culturais, bem como esportivas. Somente assim é que conseguiremos atrair os turistas na baixa temporada.


Por enquanto o que se sabe é que o Turismo está preparando uma grande edição da Festa da Anchova. Apesar de não ter sido realizada em 2008, a festa tem tudo, pelo que se fala, para ser um sucesso.


Agência do FGTAS/Sine em Imbé
Foi confirmada nesta terça-feira (10), pela diretora técnica da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Erli Terezinha dos Santos, a instalação de uma agência FGTAS/Sine em Imbé. A proposta de cooperação técnica já havia sido feita no mês passado pelo prefeito Darcy Luciano Dias ao presidente da FGTAS, Ronaldo Nogueira de Oliveira.

A nova agência vai ser um canal para a população encaminhar seguro-desemprego, bem como de auxiliar na qualificação profissional, intermediação de empregos, confecção de carteiras de trabalho e previdência social, do Procon e da Casa do Artesão.
________________
* Públicado no em pauta desta semana no Jornal O Boto.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Brasil no topo do mundo em acesso a sites de relacionamento


Recente pesquisa divulgada pela Nielsen, empresa que presta serviços de mensuração e análise de dados de navegação na internet, aponta que o Brasil é o país onde os internatuas mais utilizam sites de relacionamento.

O estudo aponta que 80% dos brasileiros que tem acesso à internet participam de sites de relacionamento considerados pela pequisa "comunidades de membros". O ítem inclui blogs e redes de relacionamento como o Orkut
e o Facebook.

Outro dado levantado na pesquisa indica que os brasileiros são os que passam mais tempo navegando em redes sociais: quase um e cada quatro minutos de navegação. Conforme informações da BBC, divulgadas no Portal Imprensa, no ranking elaborado pelo estudo, a Espanha, em que 75% dos internautas usam redes de relacionamento, é a segunda colocada. Já a Itália aparece em terceiro, com 73%, enquanto o Japão ocupa a quarta posição com 70%.

A estudante de Jornalismo Clarissa Souza Figueiró, de 21 anos, faz parte desta estatística. Usuária do site de relacionamentos Orkut, o qual acessa pelo menos uma vez por dia, a jovem confessa que entrou neste universo online por modismo. Mas depois percebeu as vantagens da ferramenta. “O Orkut me torna mais próxima e informada dos amigos e familiares que moram longe. Além disso, divulgo algumas coisas que faço, como textos publicados ou festas que vão acontecer. Sem contar que posso espressar meus sentimentos para as pessoas que amo atraves de depoimentos e recados”.

Novidade

A partir desta semana passo a utilizar o káGis com mais uma finalidade. Neste semestre, estou fazendo a cadeira de Jornalismo Online 1, ministrada pelo professor Juan Domingues. É parte do instrumento de avaliação da disciplina a criação de um blog. Como já possuo o káGis, vou utilizá-lo para publicar as matérias da cadeira.

Então, a partir de hoje, sempre que aparecer a tag J.Online1, o texto terá sido construído para a disciplina. Vale lembrar que o novo ítem não vai alterar o conteúdo habitual do káGis. Continuarei a escrever sobre os mesmos assuntos, ou seja, falarei um pouco de cultura, política, música e esporte.

A principal mudança vai ocorrer quanto ao enfoque das notícias. Todas as produzidas com a tag J.Online 1 terão, sempre duas fontes, sendo que dentro do possível, uma será de um professor da Unisinos. Ainda estou estudando a possibilidade de migrar para o Wordpress. Mas isso, caso ocorra, deve levar algum tempo ainda. Espero que gostem.

segunda-feira, 9 de março de 2009

A volta do fenômeno


Poucos jogadores na historia do futebol mundial tiveram uma carreira tão atribulada quanto à de Ronaldo Nazário. O ‘fenômeno’ já viveu a glória e o inferno no universo futebolístico e midiático. Ganhou todos os títulos que podia almejar. Mas também conheceu o lado negro da profissão: sucessivas lesões graves afastaram-no por longos períodos dos gramados. Mas Ronaldo sempre retornou. E a cada regresso mostrava para o mundo todo o seu poder de superação. Mesmo quando muitos já o condenavam para o futebol.

Nos últimos tempos Ronaldo só tem sido notícia por escândalos com travestis ou bebedeiras extravagantes. Era dada como certa sua aposentadoria, aos 32 anos. E não é que o fenômeno resolveu dar a volta por cima novamente. Muito acima do peso ele assinou contrato com o Corinthians no início do ano. Queria provar ao mundo que conseguiria retornar o bom futebol.

Ronaldo treinou, treinou, treinou. Como há muito tempo não fazia. Retornou na última semana, em jogo pela Copa do Brasil. Nos poucos minutos que esteve em campo ensaiou dribles, deu passes, arrematou a gol.

Ontem, ele esteve em campo pela segunda vez. E num clássico: Corinthians X Palmeiras. Entrou aos 18 min do segundo tempo, quando o Timão perdia por 1 a 0. E não decepcionou, provando que tem estrela. Aos 47 min empatou de cabeça. Foi seu primeiro gol após o novo retorno.

Ronaldo ainda está bem acima do peso ideal. Mas provou que é mesmo um jogador diferencial. Além do gol, ainda acertou uma bola na trave e deu boas assistências. Dedicado e com vontade de jogar, Ronaldo prova mais uma vez para o mundo que é um vencedor. E de fato o é.

Muitos já começam a pensar numa hipótese impensável um ano atrás. Ronaldo voltando à forma se candidata a mais uma Copa do Mundo? Ou você tem dúvida que caso ele consiga voltar a jogar em alto nível o fenômeno não é titular da camisa 9 da seleção? Existe alguém melhor que ele no momento? Façam suas apostas.

O retorno triunfal tomou ares de mídia. E tão badalada como sua volta, é o destaque dado ao gol de Ronaldo. Ele foi notícia no mundo inteiro, provando que é um fenômeno não só no campo, mas da mídia.

sábado, 7 de março de 2009

Entregue projeto do Esgoto Cloacal


Há muitos anos discute-se em Imbé sobre a necessidade ou não do esgoto cloacal. O tema esteve em debate ao longo das audiências públicas realizadas durante a elaboração do Plano Diretor da cidade. Na época, recordo que houve muita polêmica, principalmente por parte da Associação do Braço Morto que não queria que o esgoto cloacal fizesse parte das discussões. O pensamento era que, executada a obra, nada impediria que prédios fossem construídos em Imbé. A associação temia, o que para eles, era o fim da cidade descanso que tinham.
Ocorre que o Plano Diretor, que chegou a ser alvo de ação judicial, foi aprovado e já está em vigor há alguns anos. Ele prevê que a construção de prédios em áreas pré-determinadas só podem ser executadas caso seja feita a obra de esgoto cloacal. E claro, só em áreas comerciais. Destacam-se a Avenida Rio Grande e trechos da Avenida Paraguassú.
No último sábado (28), a governadora Yeda Crusius esteve em Imbé para dar este que é o primeiro passo para o início das obras do esgoto cloacal. Na ocasião, entregou ao prefeito Darcy Luciano Dias o projeto do esgoto sanitário de Imbé. O estudo custou R$ 177 mil para os cofres do governo do Estado. Nele, está previsto a extensão de redes coletoras de esgotos sanitários em toda a área urbana de Imbé, até o ano 2039. O projeto inclui também a construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos com capacidade final de 257 litros por segundo com investimentos da ordem de R$ 70 milhões.
Agora é arregaçar as mangas e começar a trabalhar na captação dos recursos para executar esta tão importante obra.

Agência da CEEE em Imbé
O prefeito Darcy Luciano Dias e o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento, José Pedro Barbosa estiveram na última segunda-feira (2), no escritório central da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), em Porto Alegre. Na ocasião conversaram com o diretor de Distribuição do grupo, Ricardo Sele da Silva sobre a instalação de uma agência da CEEE em Imbé.
Se confirmada, a reabertura da agência CEEE vai resolver um transtorno antigo pelo qual passam os moradores. Eles precisam deslocar-se à agência em Tramandaí para obter os serviços de atendimentos que deveriam ser executados dentro da própria cidade. Durante o verão, o caos se instala, uma vez que a agência de Tramandaí concentra moradores e veranistas das duas cidades, ocasionando um grande tempo de espera para o atendimento.

Novos ônibus para o transporte universitário
A prefeitura de Imbé adquiriu três ônibus semi-novos Mercedes-Bens, ano 98, modelo UHL, para a realização do transporte para os estudantes universitários. Os veículos serão utilizados principalmente para o transporte de alunos das universidades da Ulbra (Canoas e Torres), Unisinos (São Leopoldo) e Facos (Osório).
Conforme informações do secretário de Transportes, Nilton Brandalesi, os ônibus custaram R$ 55 mil cada. Com a medida, a prefeitura pretende economizar anualmente cerca de R$ 200 mil, valor médio gasto em anos anteriores com a contratação de empresas privadas para realizar o transporte universitário. Só espero que a redução dos custos seja compensada com qualidade do serviço prestado, mantendo um nível satisfatório na prestação do transporte universitário.
_________________
* Publicado no Em Pauta desta semana no Jornal O Boto.