sábado, 7 de fevereiro de 2009

PAC a todo o vapor


O governo federal anunciou um acréscimo de R$ 142 bilhões nos investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A quantia representa um aumento de mais de 20% nos já destinados R$ 504 bi.
O Rio Grande do Sul deve ser beneficiado com recursos para três estradas, além de estudos sobre a viabilidade de uma segunda ponte sobre o Guaíba, em Porto Alegre. O plano ainda deve abranger a ampliação da linha do Trensurb, agregando Novo Hamburgo ao trajeto já existente.
Oficialmente os novos recursos são uma alternativa à crise econômica mundial e aos números da produção industrial brasileira de dezembro, que registraram uma queda de 14,5%. No entanto, o novo PAC é a primeira tacada do governo Lula visando o próximo pleito, que deve ter como candidata governista à presidencia da República, a portadora da mensagem do acréscimo de recursos, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Só espero que não ocorra com o novo PAC o que aconteceu com o anterior onde, a maioria das tão anunciadas obras não foi concluída.

5ª Feira do Livro
Aberta oficialmente nesta sexta-feira (06), 5ª edição da Feira do Livro de Imbé é uma ótima oportunidada para os amantes da literatura. É um espaço para encontrar livros a bons preços, acompanhar bate-papo com escritores e assistir a atrações musicais e performances poéticas.

Internet para todos
Elogiável a iniciativa do vereador Clairton Alves (PTB) que apresentou um anteprojeto de Lei criando o Programa Municipal de Internet Livre. O projeto foi encaminhado ao Executivo para ser transformado em Lei. Os detentores de provedores de acesso à internet certamente vão chiar caso a Lei seja sancionada pelo prefeito Darcy. Contudo, Imbé será pioneiro no Litoral na disponibilização do acesso gratuito da internet para seus moradores. A oferta grátis deste serviço vai beneficiar centenas de famílias que hoje não possuem recursos para pagar um serviço pago de internet. A inclusão digital é uma das melhores formas de incentivar a educação de um povo.

Faculdade em Imbé
A prefeitura deu início às tratativas para trazer para o município uma extensão da Faculdade Monteiro Lobato. Cursos como Administração, Hotelaria, Direito, Técnico em Gestão Ambiental e Técnico em Enfermagem poderão ser oferecidos. Se concretizada a parceria, será mais uma oportunidade de curso superior dentro da cidade, evitando que os estudantes tenham que percorrer longas distâncias para estudar.

Passarelas
A falta de acesso à beira-mar nos balneários de Imbé é um problema conhecido há bastante tempo. Os banhistas precisam passar por sobre as dunas para poder banhar-se no mar. Um melhor acesso nestes trechos é uma necessidade.
Pensando em resolver o problema, o secretário de Planejamento de Imbé, Osmar Junior, se reuniu com o secretário estadual interino do Meio Ambiente, Francisco Luiz da Rocha. Na ocasião trataram sobre a possiblidade de disponibilização de recursos para a construção de passarelas sobre as dunas, para facilitar o ingresso dos veranistas e moradores à orla.
_________
*Publicado na minha coluna de opinião do Jornal O Boto desta semana.

2 comentários:

Carla P.S. disse...

E essas foram as notícias do dia, com o repórter Peter.
Hehehe..
Um café. Com açúcar.

Gabi disse...

Bem melhor.