sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Problema crescente

Já faz algum tempo que sabemos que o bairro Agual, em Tramandaí, é uma bomba-relógio prestes a explodir. A falta políticas públicas direcionadas a resolver os problemas da Vila faz com que cresçam os índices de criminalidade na região. No Agual, é comum ver terrenos alagados onde proliferam baratas e bichos-de-pé, ruas esburacadas e de chão batido. Muitos moradores não tem água nem luz. Outros tantos, só conseguem usufruir desta necessidade básica através de ‘gatos’ de água ou luz. Culpa de quem? Dos cidadãos, que procuram viver com mais dignidade? Ou do poder público, que não chega onde deveria estar presente desde a criação do bairro, afinal é seu dever como responsável pelo povo?
A divulgação dos dados criminais de 2008 apontou outro problema, de igual gravidade, no bairro Agual. Dos 12 homicídios registrados ano passado em Tramandaí, 10 ocorreram naquela redondeza. O crack é responsável direto em oito dos 10 assassinatos.
Mais do que um problema, o tráfico está diretamente relacionado às condições sub-humanas em que estas pessoas vivem. De nada adianta a polícia agir, prendendo bandidos, fazendo vistorias, se outros problemas não forem resolvidos. É preciso que o poder público local tome medidas drásticas no que diz respeito à saúde, educação, segurança e trabalho. Pois o problema está na base, nos serviços que o município deveria prestar e não o faz. Enquanto isso, perdem as pessoas, que não tem trabalho, as crianças, que não tem educação. Só quem ganha nesta guerra é o crime.

Encontro do PSDB
Imbé recebe neste sábado o Encontro Regional do PSDB, que será realizado a partir das 9h no Hotel Fazenda Três Figueiras. No encontro será discutido o cenário político nacional e estadual do PSDB e as estratégias do partido no Estado.
A governadora Yeda Crusius fará o encerramento do evento, que vai contar com a presença de deputados estaduais e federais do PSDB. O deputado estadual Nelson Marchezan Júnior, que concorreu a prefeito de Porto Alegre no último pleito também participará das discussões partidárias.


Buscando recursos
Uma comitiva imbeense viajou esta semana à Brasília para buscar recursos federais para melhorias no município. Comandada pelo prefeito Darcy, o cortejo visitou os Ministérios do Turismo, Esporte, Ação Social, Habitação, Educação e Cultura. Encaminharam 16 projetos de melhorias para Imbé. Dentre eles estão o projeto para a reforma do ginásio de esportes Engenheiro Floreal Sala, o projeto de energias sustentáveis e a construção do marco comemorativo ao centenário da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes (R$ 53.176,701) e outro para a construção de três praças recreativas no valor total de R$ 36 mil.

Pelo direito à educação
O município de Imbé firmou convenio com a Faculdade Cenecista de Osório – Facos para o oferecimento de vagas nas licenciaturas ministradas pela instituição de ensino. O convenio prevê o ofertamento de bolsas de estudo de 50% aos alunos cuja renda familiar não exceda a um salário mínimo. O município subsidiará os 50% restantes, pagando estes valores mensalmente a instituição.



Ponte em debate
Um reunião entre as equipes técnicas dos governos de Imbé e Tramandaí deu início as tratativas para a contrução de uma nova ponte sobre o Rio Tramandaí. Na ocasião, Darcy e Anderson Hoffmeister definiram que a ponte será para uso de pedestres, com extensão de 160 metros e três metros de largura, ao contrário do projeto anterior que previa apenas 1,5 metros de largura.
Também foram definidas novas ações sobre o projeto arquitetônico. A obra será construída no mesmo local da antiga Ponte da Sardinha.

______________________
* Texto publicado na minha coluna no Jornal O Boto desta semana.

Um comentário:

Marilia Cancelli disse...

ansiosa pra saber o que rolou no encontro do PSDB