quarta-feira, 16 de abril de 2008

Você se lembra?


A revista Aplauso do mês de abril traz na capa uma reportagem sobre o enigma Yoñlu. Nela, é contada a história de Vinícius Marques, um compositor talentosíssimo de apenas 16 anos. Seria mais um grande músico a ser inserido no mercado fonográfico nacional, com um belo cd com 23 faixas, que mistura folk, pop, rock, eletrônico e música erudita, não fosse por um pequeno detalhe: Marques suicidou-se em 2006. Mas você lembra dele?
Se não recorda, vamos tentar. Lembra daquele caso de um adolescente que anunciou seu suicídio na internet em 2006? Um garoto classe média que morava na zona norte de Porto Alegre. Pois é. Tratava-se de Vinícius Marques. O mesmo garoto tímido e solitário, que anunciou sua morte pela internet, contou ainda com ajuda de internautas para executar o seu plano.
Tempo depois de seu suicídio, o pai de Marques encontrou no computador do garoto dezenas de composições que misturam melancolia e solidão, de uma experimentabilidade interessante. Levou o material para o compositor Cláudio Levitan, que se surpreendeu com a qualidade do material. Agora, o garoto genial e solitário volta a viver, agora através da música.
No site da Aplauso, na matéria sobre Marques (
www.aplauso.com.br/site/portal/template.asp?secao_id=7) há duas músicas que vão estar no cd e que podem ser ouvidas. Eu conferi as faixas. Gostei da sonoridade, apesar de não ter identificado bem a quem compará-las. A música Mecânica Celeste Aplicada foi a que mais me agradou. Tem uma letra interessante. Um pouco depressiva é verdade. Expressa bem o sentimento de Marques, mostrando o quão sólido deveria ser seu mundo. Mas ainda sim, com amor.
Aqui vem meu questionamento: que rumo está tomando esta sociedade globalizada. Um mundo onde tudo está interligado. Onde um jovem com 16 anos vive num quarto cheio de parafernálias tecnológicas. Estaríamos entrando em um mundo onde as pessoas cada vez mais se isolam?
Esta cada vez mais comum ver pessoas trancadas no mundo virtual. Com milhares de amigos. Mas ao mesmo tempo, nenhum. A falta de contato pessoal, do futebol, do passeio no parque, dos aconchegos de um namoro... Para onde isso irá nos levar?
Seja para onde for o que não pode mais acontecer é um garoto que teria tudo para ser um grande talento, suicidar-se. Yoñlu é um exemplo a não ser seguido.

Nenhum comentário: