quarta-feira, 30 de abril de 2008

Criativa ou agressiva?

A edição número 241 da revista Amanhã, veiculada no mês de abril, traz os vencedores do Top of Mind Amanhã. Ao longo das páginas, há inúmeras publicidades dos ganhadores do prêmio. São anúncios de grandes corporações como Gerdau, BRT, Vivo, Tevah, Unimed, dentre outros. Mas um deles é no mínimo curioso. É o comercial do Hipermercado Big.

Todo mundo sabe que a alma da propaganda é a criatividade. Mas ela está limitada a certos formatos, padrões. Conseguir romper estes limites de forma atrativa e agradável é sempre um desafio.

O anúncio do Big tem o logotipo da empresa no topo da página. Logo abaixo, a seguinte frase: Seu mundo está no Big pelo preço mais baixo. Ao invés de textos, o comercial tem uma nota fiscal. Isso mesmo. Uma nota fiscal colada no anúncio. Do lado esquerdo, temos os produtos que o suposto cliente comprou: achocolatado, guaraná, arroz, feijão, margarina, etc. No lado direito da nota, ao invés do preço do produto, o que se vê são frases destacando o baixo preço dos produtos: Só isso? Ta baratinho. Não Acredito. Inacreditável... E por aí vai.

Para a professora de PP e Doutora em Comunicação, Ana Elisabeth Iwancow, o anúncio do Big não tem nada de inovador. “Os recursos de aplique são utilizados há um bom tempo na publicidade. É importante saber a que público é dirigido. Um anúncio deste estilo cai bem para uma revista de outro segmento. Contudo, veiculado na Amanhã, o comercial do Big não é nada descolado. Não surte efeito. É até um tanto agressivo, uma vez que o público alvo da revista é do setor corporativo.”

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