sexta-feira, 24 de abril de 2009

Assessoria de imprensa e a mídia


A assessoria de imprensa pode ser definida, historicamente, pela gestão dos fluxos de informação e relacionamento entre fontes e jornalistas. Mas não foi sempre assim. Na década de 80 os profissionais da área viram ampliadas suas possibilidades de atuação. As corporações ampliaram as atividades de comunicação, prevendo a atuação conjunta de diversas áreas do sistema. Nesse contexto entram jornalistas, relações publicas, publicitários, dentre outros.

Esta nova realidade criou conexões com outras áreas de comunicação e também, expandiu a área de atuação. Isso mudou o rumo da assessoria, diversificando-a. Começou a ser necessário incorporar posicionamento estratégico e uma maior capacidade de criar e administrar diferentes instrumentos de comunicação.

Durante as atividades da maioria das assessorias, pode haver diversas impossibilidades. As expectativas, condições de trabalho oferecidas e o nível de profissionalismo exigido podem significar uma necessária limitação das ações da assessoria. Ainda assim, é importante ter um conjunto de produtos e serviços diversificados que possam ser avaliados de uma perspectiva estratégica. Tudo isso sempre adaptado à cultura local e da organização da assessoria.

Os produtos produzidos pela assessoria de imprensa são de vital importância para o assessorado. As atividades dividem-se em: acompanhamento de entrevistas, administração de AI, apoio a eventos, apoio a outras áreas, arquivo de material jornalístico, artigos, atendimento à imprensa, avaliação dos resultados, banco de dados, brindes, capacitação de jornalistas, clipping e análise do noticiário, concursos de reportagem, contatos estratégicos. Este último é subdividido de modo que o assessor procure manter uma rotina de contatos regulares com as redações, evitando basear a ligação em releases. Pode-se citar, os encontros informais, telefonemas regulares como saídas de sociabilização.

As fotos são um ponto importante na matéria produzida pela assessoria. São utilizadas como acompanhamento da informação. As fotos de boa qualidade são peça fundamental na divulgação de uma matéria de interesse. Uma boa foto aumenta as chances de veiculação.

Mas é preciso ter boas pautas. De nada adianta para o trabalho da assessoria, uma matéria que não renda. É fundamental para um bom trabalho um critério, em comum acordo com o assessorado. Reuniões de diretoria, de planejamento, encontros informais, documentos setoriais e conversas com empregados e técnicos são boas formas de identificar possíveis pautas. Assuntos interessantes ajudam na divulgação de um release.


Um bom plano de comunicação ajuda na articulação da equipe da assessoria. Em geral, o plano prioriza questões conceituais, como modalidades de comunicação, vínculos, autonomia e diretrizes. O plano de divulgação jornalística é limitado às ações para relacionamento e divulgação de uma organização, pessoa, produto, serviço e idéia na imprensa. Ele define os objetivos, acompanhando as seções e obtendo uma avaliação mais precisa do trabalho ao longo de sua execução. Sua utilização é sinônimo de organização na assessoria.

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