terça-feira, 15 de julho de 2008

Novo conceito em propaganda

A empresa de cosméticos O Boticário está investindo R$ 31 milhões em uma campanha publicitária institucional. Através de um comercial com 60 segundos, intitulado “Repressão”, criado pela AlmapBBDO, a campanha retrata o poder da beleza como agente transformador e contagiante.

O comercial apresenta um mundo sem beleza, onde todas as pessoas vestem-se iguais, tendo o cinza como cor predominante. Em cena, mulheres sem qualquer vaidade e com o mesmo corte de cabelo. No desenrolar do comercial, aparecem mulheres cortando o salto de seus sapatos e depois o narrador questiona: “Não seria bom viver em um mundo sem vaidade? Imagine um mundo onde a beleza não é valorizada? Não seria bom viver nesse mundo?”.

Na seqüencia, uma menina encontra uma caixa com um batom, em um local abandonado. Ao usá-lo, ela retorna à rua, surpreendendo todas as mulheres. Diante disso, o locutor conclui: “Não, não seria” e apresenta o novo slogan da marca: “O Boticário. Acredite na beleza.”

Para o professor de publicidade da Unisinos, Sérgio Trein, o comercial não apresenta grandes novidades, mas possui uma história que é interessante. “Normalmente os comerciais fazem a depreciação das mulheres. Apresentam o antes e o depois. Neste aspecto, o anúncio de O Boticário pressupõe que todas as mulheres são iguais. Todas são lindas, com um padrão de beleza. E a cereja do bolo é o batom. A mulher que era linda passa a ter o conceito de maravilhosa, porque usa o produto da empresa. Uma nova forma de se empregar o antes e o depois”.

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